Agência Panafricana de Notícias

Repatriamento dos refugiados mauritanos do Senegal finda em março de 2012

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – As operações de repatriamento dos refugiados mauritanos no Senegal terminarão o mais tardar a 31 de março de 2012, anuncia um comunicado da Comissão Tripartida Mauritânia-Senegal-Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), transmitido quinta-feira últims à PANA.

Esta decisão é o principal resultado duma reunião da Comissão decorrida quarta-feira em Nouakchott.

A Comissão Tripartida "saúda" a retomada dos movimentos de repatriamento dos refugiados desde a 29 de novembro de 2011, com o objetivo de concluir a operação o mais tardar a 31 de março de 2012.

De acordo com a mesma estrutura, a operação permitiu o repatriamento de 22 mil 11 pessoas agrupadas no seio de 5 mil 287 famílias em 94 caravanas.

Por outro lado, a situação das crianças nascidas no Senegal após 1989 e repatriados sem certidão de nascimento está em curso de regularização, ressalta o comunicado.

Estas populações mauritanas negras foram expulsas para o Senegal a partir de maio de 1989 na sequência de conforntos interrétnicos que fizeram várias centenas de vítimas em ambos lados do rio Senegal, fronteira natural entre a Mauritânia e o Senegal.

O seu regresso à pátria iniciou-se a 29 de janeiro de 2008 com base num acordo entre os Governos dos dois países e o ACNUR, assinado a 12 de novembro de 2007, indica-se.

-0- PANA SAS/TBM/IBA/SOC/CJB/DD 13jan2012