Agência Panafricana de Notícias

Renúncia do presidente do Conselho Constitucional na Côte d'Ivoire levanta preocupações, diz FPI

Abidjan, Cote d'Ivoire (PANA) - O anúncio oficial terça-feira da demissão de Francis Wodié da presidência do Conselho Constitucional levanta preocupações sobre o processo eleitoral, a 10 meses das próximas eleições presidenciais previstas para outubro de 2015.

Estas considerações foram feitas terça-feira última pela Frente Patriótica Ivoiriense (FPI), principal partido de oposição na Côte d'Ivoire.

A secretária-geral e porta-voz da FPI, Agnès Monnet, sublinha numa declaração que o povo ivoiriense tem o direito de saber os motivos da sua renúncia tão inesperada uma vez que, frisou, suscita questões e interrogações na opinião nacional e internacional.

Para a FPI, "o fato não é banal, tendo em conta a importância da instituição, o momento escolhido para acontecer e as personalidades às que dizem respeito estas mudanças".

"É pela primeira vez que isso ocorre na jovem história da democracia ivoiriense", observa Monnet dizendo que a FPI vai fazer a sua própria análise, assim que dispor todas as informações necessárias.

Terça-feira última, o secretário-geral da Presidência Ivoiriense, Amadou Gon Coulibaly, anunciou a demissão de Francis Wodié e a sua substituição pelo magistrado Mamadou Koné, até então presidente do Tribunal Supremo.

-0- PANA BAL/DIM/DD 04fev2015