Relatório preliminar sobre acidente de Boeing de Ethiopian Airlines está pronto, diz fonte
Addis-Abeba, Etiópia (PANA) – Um relatório preliminar sobre a causa do acidente do voo Et 302 da Ethiopian Airlines, a 10 de março último, deve ser publicado esta semana, em conformidade com o regulamento do setor da aviação, soube a PANA de fonte segura em Addis Abeba.
O relatório deve ser publicado em conformidade com os regulamentos da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) , que exigem que um relatório preliminar seja concluído um mês após um acidente aéreo.
O Boeing 737 Max 8, da Ethiopian Airlines, com 157 passageiros e membros de tripulação a bordo, despenhou-se em Bishoftu, a 40 quilómetros da capital etíope, pouco após a sua descolagem do aeroporto internacional Bole, com destino a Nairobi (Quénia).
O Escritório de Investigação sobre Acidentes (AIB, sigla em inglês) etíope prevê publicar um relatório preliminar entre segunda e terça-feiras sobre o que provocou o despenhamento do avião, que perdeu o contacto com a torre de controlo, depois de assinalar dificuldades em controlar o aparelho.
O documento basear-se-á na análise da caixas negras descobertas na zona do acidente aéreo para esclarecer as circunstâncias desta tragédia.
Alguns peritos da aviação põem em causa o Sistema Anti-Estanquidade (MCAS), um dispositivo que permite otimizar o perfil do voo e ajudar pilotos a manterem o avião numa trajetória apropriada e segura.
A análise das caixas negras levar a crer que o piloto tentou desesperadamente “fazer tomar altitude” ao aparelho quando este a perdia.
Estas caixas negras foram enviadas a Paris (França) para serem analisadas pelo Escritório de Inquérito e Análise para a Segurança da Avião Civil, uma agência governamental francesa.
O ministério etíope dos Transportes e o Escritório de Inquérito devem publicar esta semana um relatório conjunto, segundo algumas fontes.
-0- PANA AO/AR/NFB/JSG/FK/DD 1abril2019