Agência Panafricana de Notícias

Relatório da ONU anuncia retomada da economia mundial em 2010

Nova Iorque- Estados Unidos (PANA) -- Um relatório das Nações Unidas prevê este ano um crescimento económico mundial de três porcento, comparativamente aos dois porcento do ano passado.
Na sua publicação sobre a situação económica mundial e perspectivas (WESP) de 2010, reactualizada e transmitida quinta-feira à PANA, as Nações Unidas anunciam "a retomada contínua da economia a nível mundial, com os países em desenvolvimento tais como a China e a Índia como ponta de lança".
"Propulsadas por medidas de relançamento orçamental e políticas monetárias expansionistas, a maioria das economias registaram um crescimento positivo em finais de 2010 e no início de 2010", sublinhou o documento.
No entanto, apesar de as perspectivas de crescimento para os países desenvolvidos serem incitativas, "a actividade económica continua insificante nos países em desenvolvimento e ainda mais fraca nos países desenvolvidos", segundo a mesma fonte.
O relatório revelou, por outro lado, que as taxas de desempregos continuarão a ser elevadas durante um longo período na maioria dos países desenvolvidos.
"Enquanto vários trabalhados são levados ao desemprego nos países em desenvolvimento, o número de trabalhadores pobres aumentou igualmente", deplorou o documento.