Agência Panafricana de Notícias

Relatório Mundial sobre Drogas lançado em Cabo Verde

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Relatório Mundial sobre as Drogas é lançado esta terça-feira, na cidade da Praia, numa iniciativa conjunta do Sistema das Nações Unidas, através do Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e Tráfico Ilícito (ONUDC) e do Ministério da Justiça de Cabo Verde, apurou a PANA de fonte autorizada.

O lançamento deste documento, que apresenta as recentes tendências e a situação atual em termos de produção, tráfico, consumo de drogas e as suas consequências para a saúde, a nível mundial, regional, com implicações para Cabo Verde, acontece no âmbito do Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito, assinalado a 26 de Junho.

Uma nota do Escritório das Nações Unidas no cidade da Praia salienta que o relatório apresentado este ano “é inédito, no sentido em que acrescenta uma perspetiva a longo prazo da problemática da droga, nomeadamente, as suas principais características”.

A mesma fonte considera ainda como novidade neste relatório pontos que abordam as mudanças decorridas ao longo das últimas décadas, os factores impulsionadores que moldaram esta evolução, e o rumo que a problemática provavelmente irá tomar no futuro.

Assinalado este ano sob o lema “Ação Global para Comunidades Saudáveis sem Drogas”, as Nações Unidas aproveitam a passagem de mais um Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico Ilícito para lançar um apelo para uma maior conscientização sobre o problema que as drogas acarretam para as sociedades no seu todo, mas em particular para as camadas jovens.

“O objetivo desta campanha é mobilizar o apoio das populações e inspirá-las para uma ação consciente e efetiva contra o uso das drogas”, especifica a nota.

A ONUDC pretende promover, em todo o mundo, o maior número possível de atividades de informação, mobilização e sensibilização e, por isso, convida as organizações sem fins lucrativos, o setor privado e os Estados-Membros a participarem nesta campanha, cita o documento.

Em Cabo Verde, a representação do ONUDC desenvolveu, em parceria com o Ministério da Justiça e a Comissão de Coordenação do Combate à Droga (CCCD), um programa para assinalar a data, onde se destacam ações de sensibilização sobre drogas e toxicodependências destinadas aos líderes juvenis.

A passagem da efeméride fica marcada também pela realização, na capital cabo-verdiana, de uma conferência internacional sobre o combate ao crime económico e financeiro, resultante do tráfico de droga e branqueamento de capitais.

-0- PANA CS/IZ 26junho2012