Agência Panafricana de Notícias

Rejeitada adesão do Sudão à Comunidade da África Oriental

Kigali, Rwanda (PANA) - Os chefes de Estado e de Governo dos países-membros da Comunidade dos Estados da África Oriental (EAC) rejeitaram quarta-feira, por unanimidade, o pedido de adesão do Sudão, no termo da 13ª cimeira da organização sub-regional em Bujumbura, a capital burundesa.

A situação geográfica do Sudão constitui um obstáculo sério para que este país da África do Norte possa ser membro da EAC, explica o comunicado divulgado no termo dos trabalhos.

"O Sudão não preenche todos os requisitos exigidos para se tornar membro da Comunidade dos Estados da África Oriental", indicou o secretário-geral deste bloco regional, o Rwandês Richard Sezibera.

A EAC recebeu igualmente o pedido oficial de adesão do Sudão Sul que o Conselho de ministros deve analisar antes de submeter recomendações à próxima cimeira extraordinária da organização prevista em Nairobi, no Quénia.

O chefe do Estado ugandês, Yoweri Museveni, e os seus homólogos burundês, Pierre Nkurunziza, e queniano, Mwai Kibaki, participaram na cimeira de Bujumbura, enquanto a Tanzânia foi representada pelo seu Vice-Presidente, Mohamed Bilal, e o Rwanda pelo seu primeiro-ministro, Pierre Damien Habumuremyi.

-0- PANA TWA/JSG/CJB/IZ 1dez2011