Agência Panafricana de Notícias

Reitor acha ensino à distância solução para problemas de formação de professores em África

Dakar, Senegal (PANA) – O reitor da Universidade Virtual Africana (UVA), Bakary Diallo, indicou quarta-feira à noite em Dakar que o ensino à distância, ou e-learning, pode ser uma alternativa à resposta aos desafios a que faz face, a profissão docente no continente.

Diallo indicou por ocasião da entrega de diplomas a uma promoção de 26 professores senegaleses titulares do Certificado de Aptidão em Ensino – Colégio e Ensino Médio (CAE-CEM), que a UVA desde a sua criação em 1997, formou pelo menos 40 mil estudantes na África francófona, anglófona e lusófona.

"Ela adquiriu uma maior rede de instituições de aprendizagem livre e à distância em África, A UVA compreendeu rapidamente a importância do ensino à distância ao empreender um programa continental de formação dos professores de matemática, das ciências e das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC)", acrescentou.

Este programa tem por objetivo, entre outros, aumentar o número de professores de matemáticas e ciências qualificados e eficientes na Etiópia, no Quénia, em Madagáscar, em Moçambique, no Senegal, na Somália, na Tanzânia, no Uganda, na Zâmbia e no Zimbabue.

Por seu turno, o vice-reitor da Universidade Cheikh Anta Diop de Dakar (UCAC), Ndiaw Diouf, indicou que, após o bom êxito obtido por este projeto na sua fase piloto, o Governo do Senegal decidiu apoiar a UCAD para que este programa seja estendido para vários outros domínios não científicos.

Com efeito, quatro mil professores assistentes senegaleses vão ser formados no quadro deste programa, anunciou.

-0- PANA COU/JSG/MAR/DD 03fev2011