Reino Unido organiza formação contra terrorismo na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - A Grã-Bretanha organizou recentemente, em Tripoli, capital da Líbia, um programa de formação antiterrorismo para fortalecer a cooperação entre os dois países nesta área, anunciou a Embaixada britânica quinta-feira.
"Este é um grande momento com os participantes líbios na formação antiterrorista apoiada pela Embaixada", escreveu a missão diplomática britânica num tweet, realçando que este programa contribuirá para reforçar a futura cooperação entre a Líbia e o Reino Unido na luta contra o terrorismo.
A Líbia continua a enfrentar ameaças de grupos terroristas, incluindo Daech e Ansar al-Sharia, um grupo salafista cujas unidades continuam ativas no país e que realiza operações terroristas.
O Comando Militar dos Estados Unidos em África (AFRICOM), que colabora com as autoridades líbias na luta contra o terrorismo, anunciou recentemente que eliminou 25 por cento de combatentes Daech, na Líbia, em quatro ataques aéreos no sul do país que mataram 47 elementos.
Para além da luta contra o terrorismo, a Embaixada apoia outros projetos, incluindo a remoção de restos de guerra e minas na cidade de Sirtes, em cooperação com a organização "Halo Trust".
A Líbia enfrenta um enorme problema de minas e restos de engenhos de guerra espalhados por todo o país, representando uma ameaça para os civis e até mesmo para atividades económicas como a agricultura e a pecuária.
-0- PANA BY/BEH/CJB/IZ 05dez2019