Agência Panafricana de Notícias

Rei marroquino recebe enviado onusino para Sara Ocidental

Rabat- Marrocos (PANA) -- O rei de Marrocos, Mohammed VI, recebeu quinta-feira à tarde em Tétouan o enviado especial da ONU para o Sara Ocidental, Christopher Ross, de acordo com uma fonte oficial.
Durante esta audiência, o soberano marroquino disse ao enviado especial da ONU que o seu país descartou definitivamente o princípio do referendo de autodeterminação no Sara Ocidental, indica a fonte.
A visita desde quarta-feira a Marrocos de Ross é a primeira etapa duma digressão duma semana que o conduzirá à Argélia e à Mauritânia, de acordo com a fonte.
O périplo do emissário onusino ocorre depois das negociações informais que reuniram, de 10 a 11 de Fevereiro último, perto de Nova Iorque, delegações de Marrocos e da Frente Polisário (movimento armado independentista do Sara Ocidental), mas as duas partes não conseguiram resolver as suas divergências.
Em Abril de 2007, Marrocos submeteu à ONU um projecto de autonomia para o Sara Ocidental, que prevê um Parlamento e um Governo autónomos.
Apoiada pela Argélia, a Frente Polisário reclama pela independência do Sara Ocidental, ocupado por Marrocos, depois do seu abandono em 1975 pela Espanha, ex-potência colonial.