Agência Panafricana de Notícias

Rei marroquino indulta 190 reclusos

Rabat, Marrocos (PANA) - O rei de Marrocos, Mohammed VI, indultou, quinta-feira, 190 detidos, incluindo presos políticos, em resposta a um memorando que lhe foi apresentado pelo Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) , anunciou uma fonte oficial em Rabat.

Entre os indultados figuram particularmente Mustapha Moâtassim, líder do partido Al Badil Al Hadari (Alternativa Civilizacional), dissolvido por decreto governamental em fevereiro de 2008.

Os membros deste grupo foram condenados por suposta pertença a uma rede extremista, cujo líder, um Belgo-Marroquino Abdelkader Beliraj, foi condenado à prisão perpétua, indica um comunicado do Ministério marroquino da Justiça.

Apenas 96 dos 190 perdoados serão libertados imediatamente. Entre eles figuram também cerca de 14 islamitas, acusados de implicação em cinco atentados terroristas suicidas em 2003 em Casablanca, a sudoeste de Rabat, que fizeram 45 mortos, dos quais 12 kamikazes e dezenas de feridos, segundo a mesma fonte.

O CNDH foi criado recentemente pelo soberano marroquino para substituir o Conselho Consultivo dos Direitos Humanos (CCDH), indica-se.

-0- PANA HBK/TBM/IBA/CCF/DD 14abril2011