Agência Panafricana de Notícias

Rei marroquino envia equipa médica a Gaza

Rabat- Marrocos (PANA) -- O rei Mohammed VI de Marrocos decidiu enviar uma equipa médica de especialistas em reanimação, anestesia, cirurgia geral e ortopedia à Faixa de Gaza, depois da cessação da ofensiva militar israelita contra este território palestiniano, soube a PANA de fonte oficial segunda-feira em Rabat.
Na sequência da cessação da agressão israelita contra a Faixa de Gaza, após três semanas de bombardeamento, e o compromisso das partes israelitas e palestiniana a respeitar pelo cesssar-fogo, o rei Mohammed VI decidiu enviar uma equipa médica de 30 especialistas para administrar tratamentos no local aos milhares de feridos palestinianos.
Por outro lado, a ponte aérea instaurada entre Marrocos e o Egipto para encaminhar ajuda à população de Gaza foi encerrada quinta-feira passada.
Esta operação, que começou a 7 de Janeiro, permitiu transportar mais de 234 toneladas de ajudas à população palestiniana de Gaza graças a 18 rotações a partir das bases militares marroquinas de Salé, Kenitra (norte) e Meknès (centro).
A ajuda marroquina era composta por cerca de 169 toneladas de géneros alimentícios, 55 toneladas de medicamentos e material cirúrgico, bem como 10,5 toneladas de cobertores.
Paralelamente a esta ajuda, Marrocos acolheu 200 feridos palestinianos em dois hospitais especializados de Rabat.
Além disso, o soberano marroquino deu instruções ao Governo e ao Bank Al-Magrib (Banco Central) para abrir uma "conta de ajuda à Palestina" destinada a angariar doações dos Marroquinos a favor da população de Gaza.