Rei marroquino entrega 2.000 toneladas de fertilizantes a agricultores gabones
Libreville, Gabão (PANA) - O rei de Marrocos, Mohammed VI, entregou quarta-feira em Libreville 2000 toneladas de fertilizantes, na presença do Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, soube a PANA de fonte oficial.
Esta ação solidária inscreve-se no quadro da preocupação do Reino de Marrocos com agricultores gaboneses, sobretudo no contexto atual marcado pela crise alimentar mundial e por dificuldades no abastecimento de fertilizantes, de acordo com a fonte.
De acordo com as Instruções do Rei de Marrocos, na sequência desta operação, será realizada uma ação estruturante com o objetivo de permitir aos agricultores deste país irmão terem acesso a fertilizantes de qualidade, a preços acessíveis e especificamente adaptados às necessidades do solo e das culturas do país.
O monarca procedeu a entrega de 2000 toneladas de fertilizantes após ter sido recebido em audiência, no mesmo dia, pelo Presidente Ali Bongo Ondimba.
Durante o encontro, o rei de Marrocos e o Presidente do Gabão analisaram o estado da parceria bilateral em todas as áreas.
O chefe do Estado gabonês também recebeu, no mesmo dia, em Libreville, o ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos no Exterior, Nasser Bourita, na presença da vice-ministra gabonesa dos Negócios Estrangeiros, Yolande Nyonda, e do secretário-geral da Presidência da República do Gabão, Jean-Yves Teale.
Este encontro foi uma oportunidade para sublinhar a importância das "relações profundas, ricas e solidamente ancoradas" entre Marrocos e o Gabão, bem como "os fortes laços de fraternidade e solidariedade entre os dois povos."
-0- PANA AT/IN/JSG/MAR/DD 16fev2023