Rei do Lesoto recebe título de membro honorário distinto do TPI
Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O rei do Lesoto, Letsie III, recebeu, nesta segunda-feira, em Haia, nos Países Baixos, o título de membro honorário distinto do Tribunal Penal Internacional (TPI), em reconhecimento do seu papel importante do seu reino na luta contra a impunidade, relativamente a responsáveis por crimes contra a humanidade e crimes de guerra, anunciou um comunicado do TPI.
O galardão foi-lhe entregue durante uma visita, nesta segunda-feira, esta jurisdição internacional, sediada em Haia.
Segundo o comunicado, "esta visita testemunha o apoio do Lesoto ao TPI e aos esforços comuns envidados na lutar contra a impunidade dos responsáveis por crimes mais graves que afetam toda a comunidade internacional”.
O Presidente do TPI, o juiz chile Eboe-Osuji, revelou que o Reino do Lesoto, enquanto participante ativo na redação do Estatuto de Roma (que constituiu esta jurisdição) é o primeiro país da África Austral a tê-lo ratificado.
Acrescentou que o reino do Lesoto, fervoroso partidário do TPI, contribuiu largamente para a justiça penal internacional a favor das vítimas dos crimes internacionais mais graves.
"O Tribunal aprecia profundamente o papel importante desempenhado pelo reino do Lesoto", concluiu.
Durante a sua visita, Letsie III reuniu-se com altos representantes do TPI.
O Lesoto assinou o Estatuto de Roma a 30 de novembro de 1998, tendo-o ratificado a 6 de setembro de 2000, refere-se.
-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 17junho2019