Agência Panafricana de Notícias

Rei de Marrocos recebe enviado especial da ONU para o Sara Ocidental

Rabat- Marrocos (PANA) -- O novo enviado especial do Secretário-Geral da ONU para o Sara ocidental, Christopher Ross, foi recebido sexta- feira em Fès (leste de Rabat) pelo rei Mohammed VI de Marrocos, soube a PANA de fonte oficial marroquina.
Ross, em digressão pelo Magrebe para tentar relançar as negociações entre Marrocos e a Frente Polisário sobre o conflito do Sara Ocidental, que dura há mais de 30 anos, encontrou-se ainda com o primeiro-ministro Abbas El Fassi, com o ministro dos Negócios Estrangeiros Taib Fassi Fihri, e com o ministro do Interior, Chakib Benmoussa.
Avistou-se igualmente com o presidente da Câmara dos Representantes (Câmara Alta do Parlamento marroquino), Mustapha Mansouri, e o com presidente do Senado, Maâti Benkaddour.
Nada transpirou sobre o conteúdo das conversas de Ross com os governantes marroquinos, mas acredita-se que o funcionário onusino esteja a procurar um acordo em Rabat para uma eventual retomada das negociações com a Frente Polisário com o objectivo de se encontrar uma solução definitiva ao conflito.
Antiga colónia espanhola, o Sara Ocidental está sob o controlo de Marrocos desde 1975.
Este último propõe um plano de larga autonomia sob a sua soberania, enquanto que a Frente Polisário, apoiada pela Argélia, reclama por um referendo de autodeterminação.
Chegado quarta-feira a Rabat, Ross deslocar-se-á sábado a Tindouf (região do sudoeste da Argélia que acolhe milhares de refugiados sarauís) para discussões com o secretário-geral da Frente Polisário, Mohamed Abdelaziz, antes de seguir para Argel.
Quatro rondas de negociações entre Marrocos e a Frente Polisário já decorreram, perto de Nova Iorque, sem nenhum resultado significativo.