Agência Panafricana de Notícias

Rei da Árabia Saudita doa $ 35 milhões para luta contra Ébola na África Ocidental

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O rei Abdallah Bin Abdulaziz al-Saud da Árabia Saudita doou 35 milhões de dólares americanos para financiar a luta contra a epidemia de Ébola na África Ocidental, indica um comunicado do Palácio Real de Jeddah transmitido à PANA em Bruxelas.

Segundo o comunicado, estes fundos servirão nomeadamente para comprar termómetros térmicos e equipamentos médicos para diagnosticar a doença a fim de facilitar o tratamento e a prevenção da epidemia.

Os quipamentos deverão permitir a reabertura das escolas para o ano académico em curso para os alunos que não contraíram a patologia, precisa o comunicado.

Além disso, estes fundos deverão servir para a aquisição de termómetros térmicos e de equipamentos especiais a instalar nos aeroportos, nas estações de comboio e nas estações rodoviárias para a deteção dos portadores do vírus de Ébola.

Tambem serao construidos vários centros especializados no tratamento de Ébola nos três países afetados, designadamente, a Serra Leoa, a Libéria e a Guiné-Conakry, para alem de se implementar programas de deteção nas escolas, nos hospitais e nos transportes públicos.

Os fundos doados starão igualmente destinados à construção dum centro especializado para o tratamento do vírus de Ébola no Mali.

-0- PANA AK/TBM/SOC/FK/IZ 12dez2014