Rei Salmane da Arábia Saudita visita Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O rei Salmane Ben Abdelaziz Al Séoud, da Arábia Saudita, encontra-se desde quinta-feira última à noite, em Túnis para uma “visita de Estado” de dois dias à Tunísia, soube a PANA de fonte oficial no local.
No termo da sua estada, o rei assistirá à cimeira árabe a ter lugar neste domingo na capital tunisina.
O soberano saudita, que se faz acompanhar por uma importante delegação, foi acolhido quando desembarcava em Túnis pelo Presidente tunisino, Beji Caid Essebsi, que lhe desejou calorosas boas vindas.
Um acolhimento oficial foi reservado ao monarca no aeroporto de Túnis-Cartago, engalanado com cores dos nacionais dois países.
Segundo um comunicado da Presidência tunisina, esta visita « enquadra-se no reforço das excelentes relações históricas estabelecidas entre a Tunísia e o Reino da Arábia Saudita e na expressão da vontade dos dois países de as promoverem e consolidarem mais para o bem dos dois povos irmãos”.
O comunicado nota que as relações tuniso-sauditas conhecem um grande impulso desde a visita efetuada pelo Presidente Essebsi a Riad, a xapital da Arábia Saudita, em dezembro de 2015, a que se seguiu a intensificação das visitas entre altos responsáveis dos dois países.
A última foi a do príncipe herdeiro Mohamed Ben Salmane, em novembro de 2018, no rescaldo do escândalo do assassínato do jornalista árabe dissidente, Jamal Khashojji, a 2 de outubro último, no Consulado saudita em Istanbul, na Turquia.
-0- PANA BB/JSG/MAR/DD 30março2019