Agência Panafricana de Notícias

Reguladora condena destruição de cartazes de candidato da oposição no Benin

Cotonou, Benin (PANA) – A Alta Autoridade Audiovisual e de Comunicação (HAAC) no Benin, entidade reguladora da imprensa, condenou quarta-feira a destruição, por soldados, de cartazes eleitorais do único candidato da oposição, Adrien Houngbédji.

Numa decisão transmitida à PANA, a HAAC declara que «os atos de laceração dos cartazes do candidato Adrien Houngbédji são contrários à Decisão número 11-010/HAAC de 1 de fevereiro de 2011 que regula a campanha mediática para as eleições presidenciais de 2011 ».

« A HAAC é a única entidade competente para ordenar a apreensão conservatória de escritos ou impressos, suportes sonoros e audiovisuais, cartazes ou pósteres, desenhos ou gravuras, retratos ou emblemas, e desencadear, se necessário, o procedimento apropriado em conformidade com a lei », precisa a reguladora num comunicado.

No fim de semana passado, cartazes do candidato Adrien Houngbédji, único candidato da
« União Faz a Nação » (UN- oposição), foram rasgados por soldados na cidade de Cotonou, capital económica beninense.

A destruição destes cartazes visou principalmente inscrições hostis ao atual regime, aludindo aos escândalos que mancharam o mandato do Presidente da República cessante, Boni Yayi, candidato à sua própria sucessão.

Yayi fará face durante a primeira volta das presidenciais prevista para 6 de março próximo a 13 outros candidatos.

-0- PANA IT/TBM/SOC/MAR/IZ 24fev2011