Agência Panafricana de Notícias

Regresso de mais de 360 Congoleses instalados no Congo Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) repatriou, quarta-feira, 361 cidadãos da República Democrática do (RDC) residentes no departamento de Likouala, no extremo norte do Congo, noticiou quinta-feira a rádio pública congolesa.

Este repatriamento inscreve-se no quadro do programa tripartido concluído entre os dois Congo e o ACNUR e a recente transferência eleva para 100 mil repatriados voluntários para a RDC.

"Mais de 20 mil outras pessoas manifestaram igualmente o desejo de regressar para a RDC este ano", indicou a porta-voz do ACNUR, Céline Schmitt, acrescentando que mais de 20 mil refugiados continuam a residir no departamento de Likouala.

Em 2009 e 2010, mais de 131 mil pessoas fugiram os confrontos inter-étnicos na RDC para se refugir no vizinho Congo.

O ACNUR apoia os projetos para a reintegração visando promover a paz e trabalha com a Search for Common Ground para incentivar a coabitação pacífica e a reconciliação entre as tribos Enyele e Munzayas, na origem dos confrontos.

Por outro lado, o ACNUR convidou a comunidade internacional a financiar os projetos de desenvolvimento "que poderiam ajudar a prevenir no futuro e criar uma relativa prosperidade na região", disse o representante regional do ACNUR, Stefano Severe.

-0- PANA MB/JSG/CJB/TON 5set2013