Agência Panafricana de Notícias

Registo eleitoral sobe para mais de 2,7 milhões de inscritos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) - O número de eleitores inscritos na Líbia subiu para  2.729.006, depois da prorrogação da revisão dos cadernos eleitorais até 17 de agosto corrente, anunciou a Alta Comissão Eleitoral Nacional (HCNE).

No seu último boletim publicado quarta-feira, a Alta Comissão Eleitoral precisa que foram registados 338.930 novos eleitores na sequência da prorrogação.

O presidente da HCNE, Imad al-Sayeh, anunciou o prolongamento do período de recenseamento eleitoral por mais duas semanas, até 17 de agosto de 2021.

Ele explicou que esta prorrogação vem em resposta a pedidos de organizações da sociedade civil para dar uma oportunidade adicional a quem não se inscreveu ou que deseja mudar de centro de votação e também porque o processo de registo teve uma forte participação que atingiu mais de 30 mil novos inscritos por dia.

As eleições gerais, na Líbia, estão agendadas para 24 de dezembro, sob a supervisão da Autoridade Executiva Provisória, do Conselho Presidencial e do Governo de Unidade Nacional, de acordo com o consenso alcançado entre os líbios no quadro processo político que culminou com a adoção de um roteiro pelo Fórum de Diálogo Político da Líbia.

Mas os bloqueios na adoção de uma base constitucional durante as discussões entre os membros do Fórum de Diálogo podem comprometer a organização do  escrutínio na data prevista.

A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), que supervisiona o processo político, continua os seus esforços para chegar a um consenso.

-0-  PANA BY/JSG/MAR/IZ 05agosto2021