Agência Panafricana de Notícias

Refugiados malianos afluem ao leste da Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - Mais de seis mil refugiados malianos, na sua maioria Tuaregues e Mouros, chegaram neste fim de semana à localidade de Fassala Néré, a cerca de mil e 260 quilómetros leste da capital mauritana, Nouakchott, soube a PANA de fontes humanitárias.

Fazem parte desta população mil e 455 crianças de zero a cinco anos de idade, 79 mulheres grávidas incluindo oito de risco e 127 crianças desnutridas incluindo 53 em estado severo.

As gestantes beneficiaram de consultas médicas que permitiram realizar seis partos, segundo um documento da Associação para a Pesquisa e Desenvolvimento na Mauritânia (ARDM), uma Organização não Governamental (ONG) humanitária que opera na região.

"A situação dos Malianos refugiados na localidade de Fassal Néré evolui rapidamente e torna-se preocupante nomeadamente no plano dos riscos de doenças e da deterioração das condições de acolhimento", indica a ONG, que sublinha que a população "carece de tudo", numa altura em que as autoridades mauritanas forneceram uma ração alimentar que cobre 15 dias de sobrevivência para cinco mil e 473 refugiados registados.

Estes refugiados vêm das localidades malianas de Léré, Niafunké, Goundam, no norte do Mali, atormentado, há três semanas, por uma nova rebelião tuaregue.

-0- PANA SAS/SSB/MAR/IZ 6fev2012