Agência Panafricana de Notícias

Redução do orçamento da UE afeta países pobres, segundo Oxfam

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – O compromisso orçamental que os líderes europeus estão prestes a concluir, esta semana, “levará milhões de pessoas a uma situação de extrema pobreza", advertiu quarta-feira a Organização não Governamental (ONG) Oxfam.

A Oxfam estima que os seis biliões 100 mil euros amputados aos orçamento de ajuda ao desenvolvimento na proposta poderiam permitir a mais de quatro milhões 600 mil pessoas livrar-se da extrema pobreza nos países mais pobres.

Segundo esta organização, as reduções propostas à ajuda humanitária da UE equivaleriam a "fechar os olhos" ao futuro de 150 milhões de pessoas afetadas por catástrofes naturais ou conflitos.

A Oxfam apela aos líderes europeus para proteger a ajuda humanitária e ao desenvolvimento da UE durante as delicadas negociações sobre o próximo orçamento septenal da União, e para rever as reduções propostas que visam de forma desproporcional a ajuda humanitária e ao desenvolvimento.

Este apelo surge na véspera da cimeira europeia que reunirá, de 7 a 8 de fevereiro corrente, os chefes de Estado e de Governo da UE para adotar um orçamento "de moderação".

A Oxfam receia que eles utilizem a ajuda humanitária e ao desenvolvimento como moeda de troca a fim de proteger outras partes do orçamento para satisfazer os seus interesses nacionais.

-0- PANA AR/VAO/AKA/TBM/IZ 06fev2013