Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Gendarmaria Nacional do Burkina Faso anunciou este domingo o desmantelamento, de 18 de janeiro a 1 de fevereiro de 2024, de uma rede de contrabando de diversos produtos destinados a grupos terroristas armados nas localidades de Pouytenga e Tenkodogo, no leste- centro de Burkina Faso.
Estas operações de desmantelamento fazem parte do esgotamento das fontes de financiamento e abastecimento dos grupos terroristas armados, explicou a Gendarmaria Burquinense, que sublinhou que os produtos contrabandeados são muito procurados pelos grupos terroristas armados.
Possibilitaram a realização de apreensões significativas, incluindo 24 tiras de cânhamo indiano pesando 01 quilo cada; 12 tambores de cianeto, totalizando 664,8 quilos; 4.920 explosivos; 06 rolos de cordão detonador e diversos outros produtos proibidos.
Estão ainda em curso as investigações para levar os arguidos às autoridades judiciais, indicou a gendarmaria, que garantiu continuar comprometida com a protecção de pessoas e bens, no combate ao terrorismo e ao tráfico ilícito que alimenta os grupos terroristas armados.
-0- PANA TNDD/IS/SOC 11 de fevereiro de 2024