Agência Panafricana de Notícias

Rede de autoestradas atinge 1417 quilómetros em Marrocos

Rabat- Marrocos (PANA) -- A rede de autoestradas de Marrocos atingirá mil 417 quilómetros até Junho de 2011 com um investimento de cerca de três biliões 800 milhões de euros, segundo o ministro marroquino do Equipamento e Transportes, Karim Ghellab.
Ghellab, cujas declarações foram citadas pela Rádio Nacional, sublinha a aceleração da cadência de execução dos projectos de autoestradas, precisando que ela passou de 40 quilómetros por ano nos anos 90 para 160 quilómetros por ano desde 2006.
Até 2015, o reino marroquino disporá duma rede de autoestradas de mil 800 quilómetros ligando todas as cidades cuja população ultrapassa os 400 mil habitantes, acrescentou.
Para o responsável marroquino, os projectos de autoestradas constituem um verdadeiro suporte de desenvolvimento económico e humano.
Ghellab fez esta declaração durante o lançamento pelo rei Mohammed VI do projecto de autoestrada Berrechid-Béni Mellal (172 quilómetros).
Com o lançamento deste projecto, notou o governante marroquino, arranca o programa rodoviário complementar que prevê a realização de 384 quilómetros com um investimento de cerca de um bilião 500 milhões de euros.
Marrocos dispõe da maior rede de autoestradas do Magrebe e classifica-se na segunda posição em África após a África do Sul.