Recolher obrigatório em zona sob controlo da rebelião líbia para combater Covid-19
Trípoli, Líbia (PANA) - O auto-proclamado comandante-em-chefe do Exército Nacional líbio, instalado no leste do país, o marechal Khalifa Haftar, proclamou um recolher obrigatório em todas as zonas sob o controlo do seu comando geral, a vigorar da quinta-feira, a título de medida de precaução para lutar contra a propagação do coronavírus.
Num tweet, o Escritírio de Informação do Comando Geral do Exército Nacional líbio anunciou que “o recolher obrigatório começa as 18 horas à noite até às seis horas de madrugada.”
Um pouco mais cedo, o ministro do Interior do Governo interino, aliado do marechal Haftar, Ibrahim Bouchnaf, publicou uma decisão de proibir a circulação de pessoas das 18 às seis horas de madrugada.”
O recolher obrigatório exclui “ambulâncias e carros de pessoas ligados à implementação da decisão”, segundo um comunicado da mesma entidade.
O diretor do Centro Nacional Líbio de Luta contra as Doenças reafirmou, quarta-feira, que a Libia não registou, até a esta data, nenhum caso de infeção pelo coronavírus.
O marechal Haftar ordenou a instalação dum hospital de campanha na base militar aérea de Benina, em Benghazi (leste), destinado a acolher eventuais casos de infeção pelo coronavírus.
Também recomendou a instalação dum hospital de Al-Hawar no quadro das disposições tomadas no combate à propagação do Covid-19, além do encerramento das fronteiras terrestres e aéreas, de cafés e outros espaços públicos com vista a impedir a mobilização dum grande número de pessoas na mesma zona.
Medidas similares foram adotadas nas províncias sob controlo do Conselho Presidencial do Governo líbio de União Nacional, reconhecido pela comunidade internacional.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 18março2020