Agência Panafricana de Notícias

Recenseamento eleitoral começa a 22 de setembro no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - As operações de recenseamento eleitoral no Burundi vão começar a 22 de setembro de 2014 para as eleições gerais a decorrerem entre maio e agosto de 2015, soube-se de fontes próximas da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

As operações vão continuar até ao seu encerramento em meados de outubro de 2014, de acordo com o presidente da CENI, Pierre Claver Ndayicariye.

O escrutínio presidencial terá lugar a 26 de julho de 2015, ou seja um mês depois dos municipais e legislativos.

A menos dum ano destas eleições, muitas questões continuam, no entanto, sem respostas, alertou Ndayicariye aludindo sobretudo ao financiamento do ciclo eleitoral.

As estimativas do orçamento da CENI estimam-se em cerca de 60 milhões de dólares americanos esperados, como de costume, dos doadores de fundos bilaterais e multilaterais do Burundi.

Até ao momento, apenas a França anunciou uma contribuição de cerca de 200 mil euros ao passo que outros doadores de fundo, como a Bélgica, os Países Baixos, ou ainda os Estados Unidos, manifestaram o seu acordo de princípio, exigindo porém garantias do Governo burundês de organizar eleições apaziguadas e inclusivas.

Nelas devem participar todos os atores políticos nacionais com respeito pelas liberdades políticas e pelos direitos humanos, exigem os doadores de fundos.

Todavia, a inclusão de numerosos partidos políticos da oposição neste processo já suscitam preocupações no seio da opinião nacional e internacional sobre o sucesso da realização destas eleições tendo em conta divisões e conflitos para a liderança do país que minam a classe política no interior do país.

-0- PANA FB/DIM/DD 24julho2014