Receitas petrolíferas sobem 23% na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - As vendas de petróleo bruto e derivados, bem como os impostos e royalties cobrados ao abrigo de contratos de concessão, geraram 2,1 biliões de dólares, em julho passado, na Líbia, um aumento de 403 milhões de dólares, ou 23 por cento, em relação ao mês anterior, anunciou a Companhia Nacional de Petróleo (NOC).
Num comunicado, a NOC refere que os números de julho foram inflacionados por um programa de carregamento de petróleo bruto, no final de junho, que resultou na chegada e liquidação das receitas de frete no balanço de julho.
"Apesar do crescimento mensal, o setor petrolífero líbio continua vulnerável a choques de segurança. Dois incidentes de segurança separados no oleoduto al-Charara reduziram as receitas", indica o diretor da NOC, Mustapha Sanalla, citado no comunicado.
A nota ressalva que as receitas de petróleo e gás representam mais de 92 por cento do orçamento da Líbia, e que este objetivo foi alcançado apesar da aprovação e receção de menos de 58 por cento do orçamento anual solicitado.
De acordo ainda com o documento, o setor energético e as infraestruturas de segurança da Líbia devem ser adequadamente financiados para serem protegidos do conflito em curso e para poderem continuar a financiar serviços básicos em todo o país.
A produção de petróleo da Líbia está atualmente fixada em um milhão e 300 mil barris por dia, graças à retomada da produção do al-Charra, o maior campo petrolífero da Líbia, no sudoeste do país, chegando a 295 barris por dia.
A capacidade de produção da Líbia atinge normalmente um milhão e 800 mil barris diários.
-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 03set2019