Receitas petrolíferas sobem 21% na Líbia
Tripoli, Líbia (PANA) - As receitas de petróleo da Líbia para o mês de outubro atingiram os 2,2 biliões de dólares americanos, um aumento de 381 milhões de dólares americanos, ou 21 porcento, em relação a setembro, anunciou a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC, sigla em inglês).
As receitas da NOC incluem as provenientes da venda de petróleo bruto, hidrocarbonetos, produtos petrolíferos e petroquímicos, bem como dos impostos e encargos de contratos de concessão, recorde-se.
As de outubro de 2019 incluem entre as suas fontes as vendas de carregamentos de petróleo bruto exportados em setembro e coletados em outubro, de acordo com um comunicado da NOC emitido domingo
"Apesar da deterioração da situação de segurança no país, a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) foi capaz de aumentar as suas receitas em outubro, aumentando as suas vendas e mantendo a sua produção", comentou o diretor da NOC, Mustapha Sanalla, citado no comunicado.
Ele acrescentou que essas receitas são vitais para o povo líbio e "a nossa oferta contínua de petróleo, sem dúvida, contribuirá para a estabilidade do mercado internacional".
A NOC está empenhada na transparência como um dos seus valores fundamentais e tem vindo a publicar regularmente as receitas do petróleo numa base mensal, desde janeiro de 2018.
A produção de petróleo da Líbia é atualmente de um milhão 300 mil barris por dia, enquanto a capacidade real do país é normalmente de um milhão 800 mil barris diários, uma situação explicada pela insegurança e pelos confrontos armados nas proximidades dos locais de produção e exportação do crude.
-0- PANA BY/BEH/SOC/CJB/IZ 12nov2019