Agência Panafricana de Notícias

Rebeldes tuaregues controlam cidade do extremo norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) – Os rebeldes tuaregues do Monumento Nacional para a Libertação de Azawad (MNLA), apoiado pela Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) e pelo grupo islâmico Ançardine do ex-líder rebelde IYag Ag Galhi, tomaram esta sexta-feira o controlo da cidade de Kidal, no extremo norte do Mali a mil 600 quilómetros de Bamako, soube a PANA de fonte segura.

Os rebeldes e os islamitas lançaram quinta-feira um ataque contra esta cidade e acabaram esta sexta-feira por controlar os dois quartéis da região.

A tomada de Kidal, a maior cidade da região, acontece após a de Tessalit onde está um dos maiores quartéis do país.

O Mali está abalado por uma rebelião tuaregue desde 17 de janeiro último.

Várias outras localidades foram tomadas pelos rebeldes que reivindicam a independência de Azawad, a parte setentrional do país que representa dois terços do território maliano.

Estes desenvolvimentos surgem numa altura em que uma junta militar composta por oficiais subalternos destituiu o regime do Presidente Amadou Toumani Touré a 22 de março último para denunciar a falta de meios colocados à disposição do Exército maliano para fazer face à rebelião tuaregue.

Logo após a tomada de Kidal, o líder da junta, o capitão Amadou Haya Sanogo, lançou um apelo à comunidade internacional para ajudar o seu país a lutar contra a rebelião e a «salvar as populações aterrorizadas pelos rebeldes ».

-0– PANA GT/JSG/FK/TON 30março2012