Rebeldes rejeitam tomada de poder pelo filho de Idriss Deby no Tchad
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os rebeldes da Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) rejeitam a tomada do poder pelo filho do finado Presidente tchadiano, Idriss Deby Itno, soube a PANA de fonte oficial.
A FACT reagiu assim à criação de um comité militar encarregado de conduzir a transição no Tchad, liderado pelo general Mahamat Deby Itno, filho do finado Idriss Deby Itno, morto terça-feira, em combate, no norte do país pelos rebeldes.
Os rebeldes da FACT anunciaram estar a caminho de N'Djamena, a capital tchadiana.
"Para tudo que diga respeito à vida da nossa nação, não devemos permitir nada de flutuante ou de indeciso (...). O Tchad não é uma monarquia. Não pode haver devolução dinástica neste país ", escreveu Kingabé Ogouzeimi de Tapo, coordenador político para a comunicação do movimento.
"As forças de resistência nacional da Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad rumam para N’Djamena neste momento com confiança, mas, sobretudo, com coragem e determinação", afirmou.
"A paz no nosso país não pode durar, se tentarmos impor conceções fantasistas a que os Tchadianos se opõem. Pedimos o respeito pelos direitos inalienáveis do povo tchadiano", disse o comunicado.
"As forças da resistência nacional estão às portas de N'Djamena. Estamos lá para tocar os sinos não do ódio ou da divisão, mas para tocar o sino da paz", indicou o comunicado.
Morto dois dias depois da proclamação da sua vitória eleitoral para um sexto mandato, Idriss Déby Itno foi um general militar e Presidente neoliberal do Tchad, de 1990 até 2021.
Líder do Movimento Patriótico de Salvação, ele assumiu o poder à frente de uma rebelião, que, em dezembro de 1990, derrubara o então chefe do Estado, Hissène Habré.
Desde então, sobreviveu a várias rebeliões contra o seu Governo, antes de morrer, terça-feira última, em combate, no norte do país.
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 20abril2021