Agência Panafricana de Notícias

Rebeldes do M23 retiram-se da cidade de Goma na RD Congo

Kigali, Rwanda (PANA) - A retirada dos combatentes do movimento rebelde congolês de 23 de março (M23), que ocupava a cidade de Goma, começou esta quarta-feira, sob a supervisão dos capacetes azuis da Missão da ONU para a Estabilização da RD Congo (MONUSCO), declarou o porta-voz do M23, tenente-coronel Jean-Marie Vianney Kazarama.

"Neste momento, as operações de retirada estão a decorrer normalmente sob a supervisão dos capacetes azuis da MONUSCO e devem terminar até sexta-feira", afirmou numa conversa telefónica com a PANA.

Está previsto que, após esta retirada, a rebelião congolesa vai deixar uma só companhia de 100 homens à qual vão acrescentar-se cerca de 100 outros elementos das tropas governamentais congolesas e uma centena de capacetes azuis da MONUSCO para velar pela segurança do aeroporto de Goma.

"A esta força mista de 300 homens juntar-se-á brevemente um outro contingente da força internacional neutra a desdobrar-se entre a RD Congo e o Rwanda", indicaram fontes concordantes.

A 20 de novembro corrente, a cidade de Goma, capital da província do Kivu-Norte, no leste da RD Congo, caiu sob o controlo dos rebeldes do M23 após violentos combates que desembocaram na derrota das Forças Armadas da RD Congo (FARDC).

-0- PANA TWA/AAS/IBA/MAR/IZ 28nov2012