Rebeldes da FACT afirmam abater helicóptero do Exército tchadiano
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Rebeldes da Frente para a Alternância e Concórdia no Tchad (FACT) anunciaram, quinta-feira, ter abatido, na manhã do mesmo dia, um helicóptero do Exército tchadiano, durante confrontos no norte de Kanem, a norte de N'djamena, a capital do país
"A junta militar enviou muito cedo, nesta quinta-feira de manhã, um helicóptero para bombardear as nossas posições. A defesa antiaérea das Forças da Resistência Nacional, mais do que nunca sofisticada e operacional, destruiu este helicóptero de comtate”, lê-se num comunicado dos rebeldes.
O comunicado precisa que esta ação permitiu aos rebeldes pararem uma “progressão fulgurante" e infligirem uma derrota significativa” ao Exército tchadiano que, “evita doravante qualquer combate terrestre, preferindo bombardeamentos aéreos.”
"Na hora em que nós publicamos este comunicado, a cidade de Nokou, capital do departamento do Norte de Kanem, foi libertada e está sob o controlo total das forças da resistência nacional do FACT”, sublinhou o documento.
Lembraram que, doravante, a FACT já não aceitará o sobrevoo das suas posições e das localidades que estão sob o seu controlo.
"A nossa defesa antiaérea está pronta para responder a qualquer ataque ou manobra de espionagem. Qualquer aeronave que sobrevoar as nossas posições (...) será abatida sem advertência”, alertaram os rebeldes.
Exortaram os Tchadianos a continuarem a luta contra a junta militar no poder, pedindo à comunidade internacional e aos países amigos do povo tchadiano para os apoiarem na sua busca da democracia, alternância e justiça social.
Desde terça-feira, combates retomaram entre os rebeldes e o Exército tchadiano.
De acordo com a imprensa tchadiana, os rebeldes também sofreram pesadas baixas nos últimos combates.
-0- PANA TNDD/JSG/FK/DD 29abril2021