Agência Panafricana de Notícias

Reativada força multinacional para securizar bacia do Lago Tchad

Niamey, Níger (PANA) – Os ministros da Defesa e os chefes dos Estados-Maiores dos países-membros da Comissão da Bacia do Níger (CBLT) decidiram terça-feira, em Niamey, reativar a sua Força Mista Multinacional de Segurança (FMMS) para garantir a segurança da Bacia do Lago Tchad.

A redinamização desta força segue-se às recomendações da 14ª sessão ordinária da CBLT, reunida a 30 de abril último, em N’Djaména, no Tchad, que tomou importantes medidas, incluindo as destinadas a garantir a segurança da zona no contexto geopolítico regional.

Ao proceder à abertura da reunião, o ministro nigerino da Defesa, Karidjo Mahmadou, indicou que a zona do Lago Tchad (situado entre o Níger, a Nigéria, o Tchad, os Camarões e a República Centro-Africana) tornou-se, ao longo dos anos, numa « zona de não direito » onde se efetuam todas as espécies de tráfico, circulam todos os tipos de armas e reinam o terrorismo e o grande crime organizado.

Ele acrescentou que a reunião de Niamey deve ser, em certa medida, a resposta ao desafio de segurança nesta zona onde vivem mais de 30 milhões de pessoas.

« É da responsabilidade dos nossos Estados garantir a tranquilidade das suas populações. Isso passa necessariamente por uma presença discreta, mas dissuasiva, das nossas forças de defesa e segurança nesta zona », disse.

-0- PANA SA/AAS/FK/IZ 09maio2012