Agência Panafricana de Notícias

Reabertura de aeroporto de Goma

Kigali, Rwanda (PANA) – O aeroporto internacional de Goma, situado no leste da República Democrática do Congo (RDC) perto da fronteira com o Rwanda retomou as suas atividades depois de ter sido encerrado desde a retomada dos confrontos nesta localidade, noticiou a rádio Okapi patrocinada pelas Nações Unidas.

« Enquanto se espera pelo desdobramento duma força mista de 300 homens, dos quais vários elementos das Forças Armadas da RD Congo (FARDC), do movimento rebelde M23, bem como uma centena dos membros do contingente tanzaniano da força internacional neutra em curso de constituição, o aeroporto estará sob o controlo da Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO)", informou a rádio Okapi, captada pela PANA em Kigali.

A retomada das atividades do aeroporto de Goma acontece alguns dias após a retirada dos rebeldes do M23, que tomaram o controlo desta localidade após a fuga das tropas fiéis ao regime congolês.

O aeroporto de Goma é considerado como uma placa giratória para os viajantes para o leste da RDC, tanto para voos domésticos como para voos sub-regionais.

-0- PANA TWA/JSG/FK/TON 6dez2012