Bamako, Mali (PANA) - O prefeito central do Círculo de Diré, na província de Tombouctou, no norte do Mali, Sidya Coulibali, raptado quarta-feira última, durante um ataque perpetrado por homens armados não identificados, na prefeitura de Diré, acaba de ser solto, soube a PANA este domingo de fontes de segurança.
As mesmas fontes precisam que o prefeito foi liberto pelos seus raptores que não seriam terroristas mas que o seu rapto estaria ligado a ajustes de contas ou aos litígios relativos às últimas eleições legislativas.
Lembre-se que o subprefeito de Daghna, no mesmo círuclo de Diré, raptado na mesma altura que o prefeito central de Diré, foi libertado no mesmo dia do sequestro.
Os raptos de prefeitos perpetrados por terroristas são frequentes no norte do Mali, onde a administração continua ausente em várias localidades devido à insegurança. Os terroristas estão opostos à presença dos símbolos do Estado maliano em zonas sob o seu controlo.
Os diferentes sindicatos dos administradores civis pediram, por várias vezes, ao Estado para garantir a sua segurança com a dotação das prefeituras e províncias de um maior número de guardas, e ameaçam entrar em greve se a sua reivindicação não for satisfeita.
-0- PANA GT/BEH/FK/IZ 21junho2020