Bamako, Mali (PANA) - Homens armados não identificados libertaram terça-feira um agente da Organização Não Governamental (ONG) maliana “Debo Alafia“, sediada em Ténenkou, na província de Mopti, no centro do Mali, raptado no último fim de semana, anunciou quinta-feira a Agência Maliana de Notícias (AMAP).
Citando uma fonte local, a AMAP indica que o agente em causa está em boa saúde e se juntou à sua família, mas não precisa as condições da sua libertação.
Os grupos armados fizeram do centro do país o seu campo de predileção, cometendo regularmente crimes, raptos, violações sexuais e roubar o gado das comunidades, entre outros delitos.
Em 2018, o prefeito de Tenenkou e trabalhadores socio-sanitários foram raptados e depois libertados após vários dias e meses sob cativeiro dos seus raptores.
A zona é frequentada pelos terroristas de Katiba de Macina do líder jihadista Amadou Koufa, que jurou lealdade ao Estado Islâmico para o Grande Sara, do qual um dos líderes é um outro jihadista maliano identificado por Iyad Ag Rhali.
-0- PANA GT/JSG/FK/aiZ 08julho2021