Agência Panafricana de Notícias

Raiva faz 15 mortos no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - O epidemia da raiva fez 15 mortos dos 436 casos registados,
em Ponta Negra, principal centro económico no sul do Congo, desde o seu surto em agosto passado, segundo um novo balanço anunciado sábado em Brazzaville pelo Governo congolês no termo de uma reunião do Conselho de Ministros.

As investigações levadas a cabo pelo laboratório veterinário de Brazzaville e pelo laboratório de referência de Joanesburgo, na África do Sul, revelam a presença do vírus rábico, vetor da raiva no município de Ponta Negra.

O ministro congolês da Saúde e População, François Ibovi, anunciou a instauração dum plano de resposta face à epidemia apoiado pelas autoridades municipais de Ponta Negra, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Face à gravidade da situação e à urgência de bloquear a progressão do flagelo, o chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, ordenou que seja rapidamente criado um Comité Interministerial, sob a autoridade do ministro do Interior e Decentralização, Raymond Zéphirin Mboulou, envolvendo também os da Saúde e População e da Pecuária.

Para o efeito, "os proprietários dos cães domésticos ou cães de companhia são chamados a fazê-los vacinar e a mantê-los junto deles, nas suas casas, antes de os deixar deambular incontroladamente", conclui o comunicado governamental.

-0- PANA MB/SSB/MAR/IZ 29dez2013