Râguebi África anula todas competições devido à covid-19
Dakar, Senegal (PANA) - A Râguebi África (RA), ex-Confederação Africana da modalidade (CAR), acabou de anular todas as competições, incluindo a Taça Africana, inicialmente prevista para começar a 30 de maio último, soube a PANA de fonte desportiva em Dakar.
Esta medida tomada durante um Comité Executivo Excecional, em coordenação com as federações membros, justifica-se pela situação sanitária atual, precisamente a pandemia do coronavírus.
A Râguebi África afirma ter analisado "o impacto da pandemia na indústria do desporto e, em particular, no râguebi, e várias opções possíveis.
Devido à impossibilidade de viajar, à proibição de reuniões públicas e de eventos desportivos em praticamente todos os países do continente, esta decisão foi necessária, de acordo com a instituição.
"A saúde e a segurança dos nossos atletas e dos nossos adeptos, do nosso pessoal, de parceiros e das comunidades locais continuam a ser a nossa principal prioridade", sublinhou Elvis Tano, chefe da Comissão Médica da RA.
Além disso, devido a "esta crise de saúde, que sacudiu sobremaneira todas as federações e seus clubes", a Râguebi África concedeu 111 milhões e 513 mil francos CFA (mais de170 mil euros) como apoio às suas 39 federações membros.", de acordo com um comunicado de imprensa publicado para o efeito.
"Basta elas (federações) fazerem um pedido para fornecermos ajuda alimentar e assistência médica de emergência aos clubes e atletas sob sua tutela nos respetivos países", de acordo com o documento.
A RA recomenda-lhes para "usarem os fundos obtidos de acordo com as suas necessidades", nomeadamente a distribuição de pacotes de alimentos, de refeições ou equipamentos de proteção sanitária, como máscaras, desinfetantes para as mãos.
É uma maneira, segundo Khaled Babbou, presidente da Râguebi África, “de seremos solidários e continuarmos a fazer tudo que podermos para apoiarmos todos os que lutam contra esta pandemia.”
-0- PANA BKN/BEH/MAR/DD 03junho2020