Agência Panafricana de Notícias

Rádio privada encerrada nos Camarões

Yaoundé- Camarões (PANA) -- Uma rádio privada camaronesa, a "Sky one radio", que emite de Yaoundé, foi encerrada segunda-feira por decisão do ministro camaronês da Comunicação, Issa Tchiroma Bakary.
O encerramento desta rádio é o corolário das disposições tomadas pelo ministro da Comunicação que escreveu, por duas vezes, ao promotor da rádio, Joseph Angoula Angoula, instando-o a suspender um programa designado "O Tribunal", uma emissão interactiva.
Bakary acusa a imprensa de “violação constante das disposições legislativas e regulamentares que regem o sector da comunicação audiovisual, nomeadamente a lei relativa à comunicação e à liberdade da comunicação social”.
A emissão será então substituída por uma outra denominada "A Tribuna do Povo" que conserva o mesmo carácter crítico em relação a ministros, homens de negócios, embaixadores, empregadores sobre os supostos abusos ou discriminações que infligem aos seus empregados ou colaboradores.
O programa O Tribunal, difundido entre 10 e 12 horas 30 minutos de segunda à sexta-feira, iniciou-se em Dezembro de 2007 e conseguiu examinar mais de três mil processos em directo na antena.
Cerca de 80 empresas de comunicação audiovisual que introduziram pedidos de licença esperam sempre e funcionam com o regime de tolerância porque o ministério da Comunicação concedeu licenças de exploração apenas a uma rádio, a três televisões e a um operador de cabo.