Bamako, Mali (PANA) - O locutor da estação de rádio maliana "La voix des jeunes" de Bamako, Adama Diarra, conhecido como "Vieux Blen", foi detido quarta-feira à tarde por "ultraje a magistrado e atentado à dignidade e à honra de magistrado", soube a PANA quinta-feira de fonte judicial.
A detenção do homem na prisão de Bamako resultou de uma queixa apresentada pelos dois sindicatos da magistratura do país, designadamente o Sndicato Autónomo da Magistratura (SAM) e o Sindicato Livre da Magistratura (SYLMA).
Os dois sindicatos consideram que o radialista "insultou magistrados" em vídeos que circulam nas redes sociais, que dizem respeito ao caso de Sidiki Diabaté, um artista maliano de renome internacional, e sua companheira Mamassita.
Diarra denuncia a prisão do artista acusado de grave violência contra a sua namorada, que ele considera arbitrária. Ele associa esta detenção ao facto de Sidiki Diabaté ter sido um apoiante do antigo Presidente, Ibrahim Boubacar Kéita, durante a campanha presidencial de 2018.
O julgamento do famoso radialista, também considerado um forte apoiante do antigo Presidente maliano, foi anunciado para 15 de dezembro de 2020.
-0- PANA GT/TBM/SOC/DIM/Iz 23out2020