Agência Panafricana de Notícias

RFI promete melhorar cobertura da realidade africana

Dakar- Senegal (PANA) -- A directora-geral adjunta da Rádio França Internacional (RFI), Christine Ockrent, anunciou terça-feira, em Dakar, numa nova programação deste órgão público francês virada para uma melhor cobertura da realidade africana, considerando que a evolução do continente (africano) "não se resume a uma série de crises e catástrofes".
Ockrent que falava em conferência de imprensa sobre o lançamento da nova programação da RFI cujos mais de 45 milhões de ouvintes encontram-se maioritariamente em África, prometeu "mais emissões de proximidade da vida das pessoas", dando o exemplo das informações relativas às matérias-primas e produtos de primeira necessidade.
Novas rubricas relativas às mulheres, aos jovens, como também temáticas sobre viagens figuram na nova grelha de programs, sublinhou Ockrent, que falava na presença da chefe de redacção do serviço África da RFI, Anne Marie Capomaccio, e do humorista nigerino Mamane.
"É na perspectiva de alargar o volume de informações difundidas pela RFI que esta nova programação foi lançada", explicou antes de indicar que esta nova tabela concilia a dosagem difícil entre "o que convém cobrir e o que convém descobrir".
"É importante para a RFI explicar África e melhor informar os aspectos que mudam o continente pois acusa-se, muitas vezes, os média ocidentais de apresentar o continente negro com um cliché nem sempre conforme à realidade", acrescentou.
A RFI, que reveindica 45 milhões de ouvintes, integra doravante o serviço do audiovisual exterior francês com as televisões France 24 e TV5, e conta 600 correspondentes no mundo.