Agência Panafricana de Notícias

RFI lança edição em mandingue

Paris, França (PANA) - A Rádio França Internacional (RFI) lançou segunda-feira uma edição em mandingue (mandenkan) para abranger cerca de 40 milhões de pessoas na África Ocidental que falam ou compreendem esta língua, soube a PANA de fonte oficial.

O mandingue, terceira língua africana falada pela RFI depois do haussa e do kiswahili, enderece-se essencialmente aos locutores malianos, burkinabes, ivoirienses e guineenses, mas também às populações do Senegal, da Serra Leoa e da Libéria, indicou um comunicado da rádio internacional transmitido à PANA em Paris.

"As emissões em mandingue são o reflexo da produção de todas as edições da RFI na atualidade internacional, africana, francesa e regional (África Ocidental). Elas incluem igualmente elementos específicos à região realizados pela edição e pelos correspondentes em mandingue, bem como à aprendizagem da língua francesa", sublinhou o texto.

A partir de 19 de outubro, será emitida uma hora de programa, de segunda a sexta-feiras por volta das 8 às 12 horas (TU) divulgadas em toda a região em ondas curtas e via uma rede de rádio parceiras, mas também acessíveis em todo o continente e mundialmente via Internet.

A edição em mandingue, que vai funcionar em 2016 para atingir uma difusão de duas horas diárias de segunda-feira ao domingo, é composta por uma equipa de quatro jornalistas originários do Mali e do Burkina Faso e duma editora-chefe e baseia-se igualmente numa rede de oito correspondentes regionais sediados em Ouagadougou, Bobo Dioulasso, Bamako, Abidjan, Korhogo, Conakri e Dakar.

-0- PANA BM/IS/MAR/TON 20out2015