Luanda, Angola (PANA) – A República Democrática do Congo (RDC) terá o seu novo governo investido até 7 de setembro próximo, o mais tardar, anunciou esta quarta-feira, em Luanda, o Presidente Félix Tshisekedi.
O chefe de Estado congolês falava durante uma conferência de imprensa, após a cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento de Luanda, entre o Rwanda e o Uganda, destinado a pôr fim à tensão prevalecente nas relações entre estes dois países vizinhos.
Tshisekedi revelou que espera receber, esta quinta-feira, em Kinshasa, o primeiro-ministro da RDC, Sylvestre Ilunga Ilunkamba, que vai entregar-lhe a lista revista dos candidatos para a formação do primeiro governo do seu mandato saído das eleições gerais de 30 de dezembro de 2018.
Prometeu que “se tudo correr bem”, a nova lista do Governo a ser formado poderá ser divulgada ainda no final do mesmo dia, quinta-feira, 22, após a receção e validação da proposta a ser apresentada pelo primeiro-ministro.
O Presidente Tshisekedi chumbou, na semana passada, a primeira lista que lhe foi submetida por Sylvestre Ilunkamba, alegando a inobservância dos critérios fixados para a seleção dos nomes dos futuros membros do governo, incluindo a paridade do género e o equilíbrio geracional.
-0- PANA IZ 21ago2019