Kinshasa, RD Congo (PANA) - O primeiro-ministro congolês, Jean-Michel Sama Lukonde, saudou a retomada da cooperação estrutural da RD Congo com as instituições internacionais, indicou o porta-voz do Governo, Patrick Muyaya.
Num relatório transmitido sábado à PANA, em Kinshasa, Myaya explica que o primeiro-ministro se exprimia numa comunicação, sexta-feira última, em Conselho de Ministros.
O primeiro-ministro anunciou a aprovação pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) do Acordo Trienal a título da Facilidade Alargada de Crédito de um bilião 520 milhões de dólares americanos.
Segundo MLukonde, esse acordo permite o desembolso imediato de cerca 216 milhões 900 mil dólares americanos para reforçar as reservas internacionais da RD Congo.
Esta soma apoiará um programa de reformas estruturais ambicioso que visa promover um crescimento económico sustentável, intensificando a mobilização das receitas internas, para melhorar a governação e reforçar a política monetária, acrescentou.
"O regresso a este programa formal permitirá ao país mobilizar outros financiamentos dos parceiros bilaterais e multilaterais a favor da economia congolesa”, afirmou.
O acordo trienal a título da Facilidade Alargada de Crédito para a RDC foi aprovado pelo FMI , a 15 de julho de 2021.
-0- PANA KON/JSG/FK/IZ 18julho2021