Kinshasa, RD Congo (PANA) – A representação regional para África da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, quarta-feira, que novos casos de Ébola foram notificados, na província do Kivu-Norte, na República Democrática do Congo (RDC).
A OMS indicou que um relatório de situação estabelecido segunda-feira pelas autoridades sanitárias da RDC dá conta de oito casos confirmados e seis óbitos.
Acrescentou que 573 contactos foram identificados e que 489 deles estão sob controlo médico.
A representação regional africana da OMS declarou, há cerca de três semanas, que a vacinação contra o vírus de Ébola foi lançada, na província de Kivu-Norte, onde um caso foi confirmado, a 08 de outubro último.
Precisou que as pessoas de alto risco, incluindo os contactos do caso confirmado e os primeiros intervenientes, receberão as doses e as autoridades sanitárias estão a esforçar-se para conter a propagação do vírus.
O caso confirmado neste momento é um rapaz de dois anos falecido, a 06 de outubro último, num estabelecimento sanitário local.
Ele vivia na mesma comunidade onde três membros de uma mesma família morreram, em setembro último, depois de terem apresentado sintomas similares aos do vírus de Ébola
-0- PANA MA/BAI/IS/FK/IZ 04nov2021