Agência Panafricana de Notícias

RDC regista 71 violações de direitos humanos no espaço democrático

Kinshasa, RD Congo (PANA) - O Gabinete Conjunto das Nações Unidas para os Direitos Humanos (GCNUDH) registou, em outubro último, 71 violações dos direitos humanos e liberdades fundamentais, em conexão com o espaço democrático em todo o território nacional da RD Congo, um ligeiro aumento em relação ao mês anterior em que se registou 66 violações.

Uma nota do GCNUDH entregue no fim de semana à PANA, em Kinshasa, refere que os principais responsáveis por essas violações são os agentes da Polícia Nacional Congolesa (46 violações), seguidos pelos soldados das Forças Armadas da RDC (5).

As violações mais relatadas dizem respeito ao direito à liberdade de protesto e reuniões pacíficas (26 violações), seguidas do direito à liberdade e segurança da pessoa (19 violações).

Os membros das organizações da sociedade civil foram os mais visados durante o mês em análise, totalizando 60 indivíduos.

No entanto, o BCNUDH precisa que, em termos gerais, foram cometidas 619 violações dos direitos humanos na RDC, em outubro passado, contra 623 violações em setembro, 620 em agosto e 515 em julho deste ano.

No quadro do seu programa de proteção, o GCNUDH processou, em toda a RD Congo, 27 casos de ameaças e violações de direitos humanos contra 56 pessoas, incluindo seis mulheres, 45 defensores dos direitos humanos, seis vítimas de violações, quatro jornalistas e uma testemunha.

-0- PANA KON/BEH/DIM/IZ 25nov2018