Agência Panafricana de Notícias

RDC procura melhorar abastecimento de eletricidade e água

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O Governo da República Democrática do Congo (RDC) lançou quarta-feira, em Kinshasa, uma iniciativa denominada "Zero corte de eletricidade e Zero falta de água potável", constatou a PANA no local.
Este empreendimento visa melhorar o fornecimento de eletricidade e água potável no país, de acordo com a fonte.
Falando na cerimónia de lançamento da iniciativa, o ministro da Energia, Gilbert Tshiongo Tshinkubula wa Tumba, reconheceu que, apesar das potencialidades hídricas e hidroelétricas da RDC, a situação do abastecimento da eletricidade e da água potável "é mais do que preocupante em todo o país".
Segundo ele, a taxa nacional de distribuição água potável, que era de 69 porcento em 1990, baixou para 22 porcento em 2005, antes de subir atualmente para 28 porcento, enquanto a da eletricidade é de cerca 6 porcento.
Até 2025, o Governo congolês quer elevar a taxa de acesso das populações à eletricidade para 60 porcento e a taxa de acesso à água para 75 porcento, indicou o ministro.
Para tal, o Governo congolês deverá mobilizar sete biliões de dólares americanos para a eletricidade e dois biliões de dólares americanos para a água potável, segundo Tshiongo.
Foram já mobilizados 500 milhões de dólares americanos para a água e cerca de um bilião de dólares para a eletricidade, indicou.