Agência Panafricana de Notícias

RDC perspectiva criar fundo de apoio à pesquisa científica

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O ministro congolês da Pesquisa Científica, Joseph Lititiyo Afata, comprometeu-se, quarta-feira em Kinshasa, a criar um fundo de apoio à pesquisa científica e tecnológica no país.
Em entrevista à PANA, no final de uma visita às instalações do Centro de Pesquisa das Ciências Humanas (CRESH), afecto ao Instituto de Pesquisa da Ciência da Saúde (IRSS) na capital congolesa, o governante prometeu igualmente fundar uma cidade da ciência e tornar operacional o Conselho Nacional Científico.
Afata disse nessa ocasião que estes projectos são a contribuição do seu pelouro para as "Cinco Obras da República" - lançadas pelo chefe do Estado Joseph Kabila - e para o programa do Governo.
Para a implementação destes programas de redinamização da pesquisa científica, o ministro anunciou a realização proximamente, com a participação de pesquisadores, de um atelier visando criar mecanismos independentes de regeneração de recursos com vista ao acompanhamento das actividades desta pesquisa científica, atendendo à crise económica mundial.
Ele informou, por outro lado, que a verba do Estado alocada para o exercício 2009 à pesquisa científica prevê a reabilitação dos edifícios dos centros e institutos de pesquisa, o equipamento e as despesas de funcionamento destas infra-estruturas.
Afata exortou toda comunidade científica do IRSS e do CRESH a elaborar projectos viáveis a fim de lhe permitir contactar parceiros bilaterais e multilaterais para lhes pedir apoios à pesquisa científica e tecnológica com vista ao desenvolvimento sustentável da República Democrática do Congo.