RDC lança vacinação contra coronavírus
Kinshasa, RD Congo (PANA) - A República Democrática do Congo (RDC) lança oficialmente a vacinação contra o novo coronavírus 2019 (covid-19) esta segunda-feira, 19, em Kinshasa, confirmaram fontes oficiais.
De acordo com estas fontes, estas serão as primeiras doses da vacina AstraZeneca, que o país recebeu a 02 de março de 2021 graças ao Mecanismo COVAX.
A cerimónia de lançamento tem lugar na Faculdade de Medicina da Universidade de Kinshasa (UNIKIN), seguida da vacinação simbólica dos grupos prioritários nas Clínicas Universitárias de Kinshasa (CUK).
“A vacinação será voluntária e será dada prioridade ao pessoal de enfermagem, às pessoas vulneráveis com doenças crónicas e a todos os expostos a um fluxo significativo no exercício do seu trabalho”, assegurou, na passada quinta-feira, o vice-primeiro-ministro e ministro do Interior cessante, Gilbert Kankonde.
No quadro do dispositivo Covax, que visa fornecer vacinas antiicovid-19 a 20 porcento da população de quase 200 países este ano, a RDC recebeu a primeira entrega de 1,7 milhão de doses da vacina AstraZeneca, no início de março.
A vacinação, que deveria começar a 15 de março, foi adiada "por precaução" depois da suspensão por outros países do uso da vacina AstraZeneca.
Depois de estudos, a equipa de especialistas congoleses “reafirmou que a vacina AstraZaneca já disponível na RDC não apresenta qualquer inconveniente para a população”, afirmou Kankonde.
-0- PANA KON/IS/MAR/IZ 19abril2021