RDC e Uganda juntos na perseguição de forças negativas no leste congolês
Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente congolês, Félix Tshisekedi, e o seu homólogo ugandês, Yoweri Museveni, decidiram trabalhar em estreita colaboração para perseguir as forças negativas e outros grupos armados na região, em particular no leste da RD Congo.
Segundo um comunicado conjunto publicado no termo da visita de Estado de Tshisekedi ao Uganda, de 9 a 10 de novembro corrente, os dois líderes examinaram o estado de paz e segurança na Região dos Grandes Lagos.
Eles deploraram um certo número de problemas que minam a estabilidade e o desenvolvimento na região, e abordaram uma série de questões bilaterais, regionais e internacionais de interesse comum.
Os dois chefes de Estado reafirmaram o seu compromisso de reforçar a cooperação em vários domínios, nomeadamente, o comércio, a água, a energia, o turismo, os transportes, as comunicações e a defesa com o objetivo de promover uma transformação estrutural a favor da paz, da estabilidade e da prosperidade.
Os dois líderes sublinharam a necessidade de aumentar as trocas e os investimentos entre os dois países.
Eles sublinharam a importância de desenvolver as infraestruturas transfronteiriças que são essenciais para facilitar as trocas comerciais entre os dois países.
Identificaram e decidiram lançar o desenvolvimento conjunto das redes chaves dentro de 24 meses. Trata-se das estradas Mpondwe-Beni (977 quilómetros), Goli-Buni (181 quilómetros) e Bunagana-Rutshuru (24 quilómetros).
Por outro lado, exprimiram a sua determinação e o seu compromisso de ajudar o setor a fazer negócios.
-0- PANA KON/TBM/SOC/FK/IZ 11nov2019