Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente congolês, Félix Antoine Tshisekedi Tshilombo, abordou, quarta-fera, em Kinshasa, com a representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na RDC, Leila Zerrougui, a renovação do mandato da Missão da ONU para a Estabilização da RDC (MONUSCO), antes de 20 de dezembro próximo.
A responsável da MONUSCO indicou, no termo desta reunião, que as suas dicussões também estiveram orientadas para o novo formato dos efetivos dos capacetes azuis da MONUSCO.
Sobre as questões de política interna, nomeadamente a mudança a nível da Assembleia Nacional, Zerrougui indicou que cabe aos Congoleses decidir a forma de gerir as suas instituições.
« A única coisa que nos preocupa é garantir que esta situação não perdure”, disse a chefe da MONUSCO, antes de emitir o desejo de ver a situação política estabilizada.
« Os dois parceiros não são inimigos mas adversários ; a violência deve ser excluída”, declarou.
A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas lembrou os desafios maiores que esperam a RDC, nomeadamente a gestão da pandemia do coronavírus (covid-19).
Zerrougui disse terem discutido sobre a antiga maioria parlamentar, afirmando-se otimista quanto à situação política do país.
-0- PANA KON/JSG/FK/IZ 10 dez2020